quinta-feira, 23 de maio de 2013

#Macau: Ambulância de Macau capota na BR-406

Uma ambulância do município de  Macau capotou hoje (23) na BR-406, entre a cidade de Guamaré e o povoado de Baixo do Meio, por volta das 7h30. Segundo populares, a ambulância trafegava em alta velocidade e ao tentar ultrapassar um caminhão, se deparou com outro veículo que vinha em sentido oposto. Ao tentar desviar do veículo, o motorista da ambulância não conseguiu e desceu capotando a ribanceira.

No acidente, apenas o motorista da ambulância ficou ferido, e o paciente que estava sendo removido para hemodiálise, sofreu  escoriações leves, assim como os demais ocupantes. De acordo com a Secretaria de Transportes de Macau, a ambulância possui seguro e os fatos serão apurados, principalmente se os passageiros estavam ou não de carona. 

Pedro VitorinoAmbulância do município de Macau capota após ultrapassagem forçadaAmbulância do município de Macau capota após ultrapassagem forçada
 
Fonte tribunadonorte acessado em 23.05.2013 às 14h45

Eu sei, tu sabes e nós sabemos...

foto retirada da internet



Que “os partidos políticos são de mentirinha” como declarou o Ministro do STF, Joaquim Barbosa; que os “políticos” não se interessam por política pensando no coletivo; que os “políticos” agem em benefício próprio e implantam a corrupção, através dos seus apadrinhados beneficiados com cargos comissionados e secretarias.

Sabemos sim tudo isso e muito mais. Porém, quando, por alguma circunstância, temos a oportunidade de conversar com alguém que participou de corrupção surrupiando dinheiro público e ele nos conta como ocorre, quem apoia etc. e ainda desdenha da justiça dizendo que é ladrão do colarinho branco e não vai demorar na cadeia, diz também que os envolvidos tão muito bem livres da cadeia e com uma situação financeira muito boa, sinceramente, choca e desanima...

Mais, dito tudo isso, ainda tem o pior: ele diz que o cidadão honesto, que não aceita participar, é jogado pra escanteio, descriminado e humilhado pelos “poderosos”, ou seja, não querem sua presença no circulo de amizades, porque incomoda.

Diante desses fatos, não tenho adjetivo pra qualificar tamanha realidade, apenas retomar a fala do ilustre jurista Ruy Barbosa quando disse “De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.”

Portanto me inclino a uma constatação: a frase profética, dita por Ruy Barbosa, há séculos atrás, está se concretizando. Triste constatação... Daqui em diante, como caminhará a humanidade?



terça-feira, 21 de maio de 2013

#Macau terá Casa da Criança: espaço para gestantes, nutrizes e vacinação...

Jornalista e bloqueiro, Celso Amâncio...

Meu caro Marlon, 

Macau já fez a adesão a Rede Cegonha na gestão Kerginaldo Pinto. O cadastramento das gestantes está sendo feito numa parceria das secretarias de Saúde e da Habitação, Trabalho e Desenvolvimento Social. 

A Secretária Denise Aragão agora avança para implantar o parto humanizado e inaugurar a Casa da Criança, espaço que será reservado para gestantes, nutrizes e a vacinação com todo acompanhamento de uma equipe de profissionais da saúde. Será o espaço para crianças de zero a 2 anos. E ainda com banco de leite materno. A casa já está sendo equipado. É aguardar!

#Macau: STF não conhece recurso extraordinário do ex-Prefeito Flávio Veras

RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 734.791 RIO GRANDE DO
NORTE

RELATOR :MIN. TEORI ZAVASCKI
RECTE.(S) :FLÁVIO VIEIRA VERAS
RECTE.(S) :ERINEIDE DOS SANTOS SILVA VERAS
ADV.(A/S) :RODRIGO DE BITTENCOURT MUDROVITSCH
RECDO.(A/S) :MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
INTDO.(A/S) :KÉZIA JEANNE VIEIRA VERAS BATISTA
INTDO.(A/S) :JOSÉ MARIA DE SOUZA

DECISÃO:

1. Trata-se de agravo interposto de decisão que, aplicando a sistemática da repercussão geral (CPC, art. 543-B, § 2º), não admitiu o recurso extraordinário.

2. O Plenário desta Corte firmou o entendimento de que não cabe recurso ou reclamação ao Supremo Tribunal Federal para rever decisão do Tribunal de origem que aplica a sistemática da repercussão geral, a menos que haja negativa motivada do juiz em se retratar para seguir a decisão da Suprema Corte (AI 760.358 QO, Rel. Min. GILMAR MENDES; Rcl 7.569 e Rcl 7.547, Rel. Min. ELLEN GRACIE, DJe de 11.12.2009; AI 783.839 ED, Rel. Min. CEZAR PELUSO (Presidente), Tribunal Pleno, DJe 01/02/2011; ARE 682753 AgR, Rel. Min. CELSO DE MELLO, Segunda Turma, DJe de 01/08/2012).

3. Diante do exposto, não conheço do agravo e determino a devolução dos autos ao Tribunal de origem a fim de que lá seja apreciado como agravo interno.
Publique-se. Intime-se.
Brasília, 23 de abril de 2013.
Ministro TEORI ZAVASCKI
Relator
Documento assinado digitalmente
Documento assinado digitalmente conforme MP n° 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. O
documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ sob o número 3689239

#Macau: Polícia apreende 19 carros roubados e adulterados

Quatro pessoas foram presas suspeitas de receptação. Operação é fruto de uma investigação que durou cerca de um mês.


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte apreendeu 19 veículos com queixa de roubo ou furto e com sinais de adulteração, e prendeu quatro pessoas acusadas de receptação, em Macau, município a 175 quilômetros de Natal.

De acordo com o delegado Delmontiê Falcão, a ação policial foi realizada durante toda semana e é fruto de uma investigação que durou cerca de um mês. Os presos são parte de uma quadrilha que revendia veículos furtados e clonados para pessoas da região. “É um grupo extremamente organizado”, detalhou.

Ainda de acordo com o delegado, os veículos são roubados em Natal, Grande Natal e na Paraíba e vendidos como carros de estouro. A investigação aponta também que pelos menos dois outros membros do bando, que estão foragidos, se faziam passar por policiais e forçaram a compradores a devolver os carros afirmando serem produto de roubo. “Eles tomavam de volta os carros para revendê-los”, explicou Delmontiê.

Dentre os veículos apreendidos pela Polícia Civil estão carros populares e de luxo, dentre eles veículos do tipo Hilux, Microônibus, Celta, Saveiro e Montana. Estes eram vendidos a preços abaixo do mercado. O delegado afirmou que dará prosseguimento às investigações com o auxílio da Deprov.


Fonte:  http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/05/policia-apreende-19-carros-roubados-e-adulterados-em-macau-rn.html

segunda-feira, 20 de maio de 2013

#Macau: MATERNIDADE JOSÉ VARELA ENFRENTA A MAIOR CRISE DA SUA HISTÓRIA

 
 
 
Por Regina Barros
SONHO

Em plena maturidade a Maternidade José Varela passa por uma séria crise existencial. Criada no dia 25 de dezembro de 1947 pelo então prefeito João Fernandes de Melo, sessenta anos depois, a sua sobrevivência está nas mãos do prefeito Kerginaldo Pinto. Durante muitos anos ela cumpriu a missão idealizada pelo seu fundador, desenvolvendo atividades em favor da maternidade, da infância e da vida. Agora está gravemente enferma e com os dias contados para fechar as portas. Na avaliação dos dirigentes, apenas a municipalização pode salvá-la do fim.

Numa época em que os recursos eram escassos a maternidade foi construída com verbas do tesouro municipal no bairro do Valadão. Contam que o prefeito João Melo acompanhava de perto cada tijolo colocado. Inteligente, com visão ampla do futuro, criou a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Macau (APAMI) envolvendo pessoas da comunidade. Sob a orientação do Ministério da Educação e Saúde, guarda como princípios “zelar pela saúde, bem estar e as necessidades da infância, puericultura e serviços sociais, sob os auspícios do corpo médico, celebrando convênios, particularmente com a Prefeitura Municipal, no sentido de promover em todo o município o amparo à maternidade e à infância”. Esse era o sonho de João Melo que a população macauense no final dos anos 40 recebeu como presente de Natal.

TRADIÇÃO

Contando com diversos profissionais que se doaram ao longo dos anos, a Maternidade José Varela tem muita história bonita para contar. Muitas vidas chegaram ao mundo graças ao esforço coletivo de médicos, parteiras, enfermeiras, auxiliares, bioquímicos, vigilantes, que levaram adiante a missão traçada por João Melo. Tornou-se referência em toda a região sendo reconhecida até pelo UNICEF pela boa qualidade do atendimento. Atravessou bons e maus momentos, sempre dependendo das verbas públicas e esta não é a primeira crise que a atinge. Superou muitas dificuldades. Em 1982 quase foi leiloada. No dia 16 de julho de 1982, o médico José Antonio Menezes, filho de Macau, ainda bem jovem assumiu a presidência da APAMI e conduz até hoje os destinos da Maternidade.

As mudanças no sistema público de saúde que reduziu drasticamente as autorizações de internação estabelecendo um teto financeiro, além da irregularidade no repasse dos convênios nos últimos anos e a escassez de médicos, são apontadas como fatores determinantes da crise que minou a saúde da mais tradicional casa de parto da região.
 
 Situação semelhante vem acontecendo com outras associações no Rio Grande do Norte. Atualmente a Maternidade, com 30 leitos, sobrevive com parcos recursos do SUS e um pequeno repasse da Prefeitura de Macau, que somados não chegam a 40 mil reais. A estrutura antiga está comprometida e condenada pela vigilância sanitária que exige adequações. Os vinte e dois funcionários ainda não viram a cor do salário este ano. Nesta semana a CAERN determinou o corte do fornecimento de água, o débito ultrapassa 6 mil reais. Não há mais onde buscar recursos, pois o governo do Estado até aqui não demonstrou interesse em colaborar.

ESPERANÇA

Antes mesmo de assumir o governo o prefeito Kerginaldo Pinto visitou a Maternidade José Varela, foi recebido pela atual presidente da APAMI, Terezinha Menezes, sendo informado sobre a gravidade da situação. Ficou sensibilizado, disse que nasceu naquela casa e reconhece a sua importância histórica e social. Confirmou o interesse de municipalizá-la garantindo que buscaria respaldo jurídico para deflagrar o processo. Terezinha não vê outra forma de salvar a instituição, adiantando que o corpo diretivo não colocará nenhum obstáculo para transferir a associação para a municipalidade. 

Enquanto isso, diversos segmentos da sociedade (Lions Clube, Maçonaria, CDL) se organizam em defesa da Maternidade. Quarta feira passada uma comissão de mulheres formada pela professora Vilma Pinheiro (APAMI), Zulmira Câmara (auxiliar de enfermagem na maternidade) e vereadoras Magali Marcelino e Geruza Fonsêca (representando o legislativo municipal) tiveram uma audiência com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Aragão com quem conversaram sobre a crise e a possibilidade de municipalização. A secretária informou que já visitou a maternidade e reconhece a sua importância para a cidade. Ela acredita que, municipalizada, poderá progressivamente ser transformada num centro multidisciplinar de saúde da mulher, contemplando desde o nascimento ao envelhecimento. “Quem defende a vida não pode deixar de defender a maternidade”, enfatizou. “Demos um primeiro passo, vamos conversar com o prefeito e o departamento jurídico para formalizar o processo. Tenho certeza que vai dar certo”, afirmou Denise Aragão, acendendo a esperança de que a crise pode ser superada e que o atual prefeito poderá resgatar o sonho antigo de João Melo garantindo a presença da Maternidade José Varela por incontáveis futuras gerações.
 
Fonte:  https://www.facebook.com/groups/cybermacau/permalink/590476247653771/
 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

#Macau: Emenda da deputada Fátima Bezerra contempla conselho tutelar

A Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário confirmou agenda em Natal nesta sexta-feira [17], para solenidade de entrega de equipamentos para os conselhos tutelares de 62 municípios do Rio Grande do Norte, beneficiados com recursos de emenda orçamentária da deputada Fátima Bezerra.

O Conselho Tutelar de Macau receberá um carro tipo Palio Weekend 1.6, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

O evento será realizado às 15hs, no auditório da reitoria da UFRN.
 
fhttp://efranciscogomes.com/wp-content/uploads/2013/05/image45.pngFonte: efranciscogomesf.com   Acessado em 13.05.2013  às 23h58min.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

#Macau: Operação Máscara Negra: Ex-secretário dirige veículo em nome de investigado

  Operação Máscara Negra também cumpriu mandados de busca e apreensão em Macau (Foto: Carlos Adams/G1)
 
As investigações da Operação Máscara Negra, pouco a pouco,nos ajudam a compreender a extensão da organização desbaratada na ação liderada pelo Ministério Público.
 
Segundo o texto da investigação do MP que fundamentou a deflagração da Operação,  amparado "no extenso calendário festivo do Município [de Macau], o ex-Prefeito FLÁVIO VIEIRA VERAS, auxiliado pelo Presidente da Fundação de Cultura FRANCISCO GASPAR DA SILVA PARAÍBA CABRAL, possuía um campo fértil para a contratação de empresas para a locação de estruturas de palco, som, iluminação e bandas musicais. Nesse particular, chamou atenção o fato de que o empresário local JOSÉ ROMILDO DA CUNHA foi contratado direta ou indiretamente com uma frequência pouco usual em um ramo com concorrência acirrada, como é o caso".

Além disso, o documento ainda cita que foi realizada uma "análise do procedimento de investigação criminal", onde se constatou que o investigado JOSÉ ROMILDO DA CUNHA foi contratado para vários eventos e "Fazendo um cálculo rápido dos valores contratados para os eventos [...], chega-se à conclusão de que o investigado JOSÉ ROMILDO DA CUNHA recebeu, em relação a seis eventos a título de contratação de bandas da Prefeitura de Macau, a quantia exorbitante de R$ 2.945.120,00 (Dois milhões, novecentos e quarenta e cinco mil, cento e vinte reais)".

Segundo informam testemunhas macauenses, o ex-secretário Chico Paraíba circula pela cidade no Renault Sandero de placa NNQ 7734.  Acontece que este carro está registrado no nome justamente de José Romildo da Cunha.  Quer dizer: o secretário de cultura do município dirigiria carro que está em nome de um dos seus maiores fornecedores e envolvido nas investigações da Operação Máscara Negra: http://www.detran.rn.gov.br/servicos/consveiculo.asp?PLACA=NNQ7734&RENAVAM=335428584

Além disso, dizem as mesmas testemunhas, que o ex-prefeito Flavio Veras, que teve sua Discovery bloqueada pela justiça, circula com ela até hoje nas ruas da cidade.
 
Fonte: http://www.blogdodanieldantas.com.br/2013/05/operacao-mascara-negra-ex-secretario-de.html           Acessado em 08.05.2013

domingo, 5 de maio de 2013

#Macau: caixa d'agua do Centro Odontológico parece uma fossa

Atenção secretaria de saúde de macau, olha só o estado da caixa d'água do centro odontológico(ceo). Macau/RN (UMA VERGONHA).  







#Macau: Visita técnica da ouvidora do municipio. Será que teramos fruto?

Visita técnica de Ouvidora do Município é destaque no site do TCE-RN

ouvidoria
Na última semana, a Ouvidora Geral do Município de Macau, Aline Galdino, acompanhada da advogada Cleide Câmara visitou a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado-TCE para conhecer o funcionamento do setor, tendo em vista que o órgão, criado na gestão do prefeito Kerginaldo Pinto está em fase de implantação em Macau.

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado recebeu servidores da Prefeitura de Macau, para uma visita técnica sobre implantação e prática de Ouvidoria. A coordenadora da Ouvidoria do TCE-RN, Zênia Maria Chaves Lopes de Alcântara, e a servidora Ana Cláudia Paiva Fernandes expuseram aos visitantes o modelo de Ouvidoria adotado pelo Tribunal desde 2008 e a forma de atendimento dado ao cidadão que busca informações na Corte de Contas.
A Ouvidoria da prefeitura de Macau foi criada recentemente, por isso ainda está em fase de implantação. A ouvidora geral do município, Aline Kelly Galdino, decidiu optar pela cooperação do TCE por este possuir um dos sistemas de Ouvidoria mais eficientes do Estado.



Fonte:  http://www.arafran.com.br/ acessado em 05.05.2013

quarta-feira, 1 de maio de 2013

#Macau: manobra do presidente da câmara para intimidar cidadão



 Uma cidade que recentemente apareceu na mídia nacional por que os gastos com bandas no carnaval foram acima do normal, que teve certame licitatório para compra de combustível suspenso, que teve suspeita de superfaturamento com asfalto, que tem churrasqueira na praia, porém não investe adequadamente em educação. No mínimo, deixa claro que o poder legislativo não funciona ou mesmo é omisso e conivente.
 
Mas, vejam vocês... O presidente do poder legislativo, com a conivência e descaso da maioria da casa, mostra-se eficiente e extremamente ágil ao providenciar um aparato de segurança no dia em que um cidadão vai falar na tribuna. Polícia e guarda municipal presentes na câmara de vereadores, diga-se de passagem, casa do povo. Casa do povo!

Para quem deveria ser mesmo a polícia? Para que serve mesmo o poder legislativo? Temos um poder lesgislativo em Macau?